Através da Portaria de Consolidação N°888/2021 do Ministério da Saúde, foram definidos os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
E comisso definido alguns conceitos:
I – Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem.
II – Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria de Consolidação N°888/2021 e que não ofereça riscos à saúde.
III – Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando atender ao padrão de potabilidade.
Tipos de tratamento:
Tratamento com simples desinfecção: adição de cloro na água antes da distribuição à população, processo conhecido como cloração.
Tratamento simplificado: adição de cloro e flúor na água antes da distribuição à população, processo conhecido como fluoretação.
Tratamento convencional: A água bruta passa por tratamento completo em ETA, dotado dos processos de floculação, decantação, filtração, correção de pH, desinfecção (cloração) e fluoretação, antes de ser distribuída à população.
Tratamento avançado: clarificador de contato, pré-oxidação, flotação, centrifugação, membranas filtrantes.
Mas afinal de contas você já fez um teste laboratorial da sua água??
Para saber se água que chega na sua casa é realmente própria para o consumo, basta solicitar uma análise em um laboratório especializado. Serão realizados ensaios de potabilidade da água, para a avaliação dos padrões de consumo.
Como já vimos quem define esses padrões de potabilidade no Brasil é a Portaria de Consolidação N°888/2021. Para as residências, recomenda-se fortemente essa análise, pois ela possibilita conhecer se a água é potável ou não, e se oferece algum risco à saúde.
Faça sua análise com a H2S Analítica, somos especialistas em coleta e análise de água.
Entre em contato conosco e agende sua coleta:
WHATSAPP: (62) 985010619